terça-feira, 13 de outubro de 2015

Melancia e seus benefícios.

Olá geeente!
Já estamos entrando no calorão, e que tal uma fruta super refrescante, doce e o melhor, exerce diversos benefícios à saúde? A melancia preenche todos esses requisitos. Além de ser super deliciosa, é uma das principais frutas consumidas no verão, pois é uma rica fonte de água, e contém um alto valor nutricional.
A melancia é nativa de regiões africanas. Ela oferece um rico perfil nutricional que conta com minerais (ferro, potássio, cálcio, zinco e magnésio), vitaminas (vitamina a, vitaminas do complexo b e vitamina c) e antioxidantes (licopeno, carotenóide). Apesar de ser uma fruta doce e suculenta, a melancia oferece baixíssimas calorias, aproximadamente 30 calorias a cada 100 gramas. Se você está de regime e pretende perder peso, a fruta pode ser uma ótima aliada. Isto porque, cerca de 90% do peso da melancia é atribuído as suas proporções de água e 5% ao açúcar. Mas, não para por ai...



Saciedade
Por ser uma fonte abundante em água, a fruta provoca a sensação de saciedade, pois a água se alia as fibras, que por sua vez incham e permitem uma sensação de saciedade prolongada. As sementes da melancia são altamente fibrosas e contribuem para a sensação de saciedade.

Pele
A melancia possui propriedades que protegem a pele das ações danosas dos radicais livres, em especial antioxidantes potentes, como o licopeno. Esse antioxidante carotenóide é responsável pela cor avermelhada e intensa da parte interna da fruta.
Ele neutraliza os radicais livres que causam danos ao DNA e originam alterações celulares, como o envelhecimento precoce da pele (rugas, sinais de expressão, manchas e outros).

Câncer
O licopeno é fortemente associado ao combate de cânceres, entre eles, o câncer de mama, pulmão, cólon e próstata. 

Hipertensão
A pressão arterial e o coração igualmente podem ser beneficiados por meio da ingestão da melancia. O primeiro benefício, se deve ao fato da fruta ser rica em magnésio e em outros minerais que favorecem a diminuição da pressão sanguínea, bem como reforçam o combate contra a formação de placas de gorduras nas artérias, que resulta na prevenção de aterosclerose.

Coração
Já o segundo benefício é atribuído à presença das substâncias antioxidantes, tais como vitamina C, licopeno e outros. Tais compostos, reunidos fortalecem a prevenção de males cardíacos associados aos níveis altos do mau colesterol.



Entederam porque a fruta é super importante para nossa saúde? Eu amo melancia, e agora ainda mais. Espero que tenham gostado dos benefícios. Beijos :*



Nenhum comentário:

Postar um comentário